sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Vereador Welngton Ferreira anuncia que não faz mais parte da base aliada do prefeito Rodolfo dos Anjos

Monte das Gameleiras/RN


Depois do vereador Nicolau de Melo (PT), agora foi a vez do vereador Welngton Ferreira (PSD) anunciar o seu rompimento com a base de sustentação do Prefeito Rodolfo dos Anjos. O vereador afirma que a decisão é de cunho íntimo e que estava precisando de “autonomia para defender os interesses da população”. 

A oposição hoje em Monte das Gameleiras já contabiliza 05 vereadores, e pelo o andar da carruagem o prefeito vai terminar o seu mandato sozinho.

Já tem chapa registrada para disputar presidência da Câmara de Jardim do Seridó

Jardim do Seridó/RN


Como o Blog do Marcos Dantas já havia adiantado, o vereador José Justino Neto vai disputar a presidência da Câmara Municipal de Jardim do Seridó, cuja eleição será na terça-feira (02). E sua chapa foi a primeira a ser registrada.

Terá o vereador Iron Júnior como vice-presidente, o atual presidente Anchieta Júnior como 1º secretário e Zé da Noite como 2º secretário. Além destes quatro votos, Dedé do Consórcio como é conhecido o candidato a presidente espera ter, no mínimo mais dois votos.

Fonte: Marcos Dantas

Morre aos 85 anos criador do Chaves e Chapolin

Internacional 


Morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos, o comediante mexicano Roberto Bolaños, conhecido por interpretar os personagens Chaves e Chapolin. Bolaños, que também era sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños, foi um dos rostos mais reconhecidos da televisão latino-americano. No Brasil, os seriados Chaves e Chapolin foram exibidos pelo SBT durante mais de 20 anos. A causa da morte do comediante não foi informada. Nos últimos anos, Bolaños havia sido internado diversas vezes por problemas respiratórios.

Fonte: Robson Pires

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

No Brasil emissão de gases de efeito estufa cresce 7,8%

Brasil


A emissão de gases causadores de efeito estufa no país aumentou 7,8% no ano passado, na comparação com o ano de 2012. O levantamento mostra que houve uma mudança de trajetória negativa para o país, uma vez que, de 2011 para 2012, havia sido registrada queda de 4,7%. Os dados fazem parte do inventário divulgado nesta quarta-feira (19/11), na capital paulista, pelo Observatório do Clima, uma rede formada por várias organizações da sociedade civil que atuam em mudanças climáticas, entre elas Greenpeace, SOS Mata Atlântica , WWF Brasil e Instituto Socioambiental.

Segundo o estudo, as emissões passaram de 1,46 gigatonelada (Gt) em 2012 para 1,57 Gt em 2013, considerando todo o Brasil. Todos os setores responsáveis pelas emissões apresentaram crescimento, com destaque para o setor da energia (7,3%) e do desmatamento (16,4%). De acordo com Tasso Azevedo, coordenador técnico do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima, a perspectiva para os setores, que incluem agropecuária, energia, desmatamento, indústria e resíduos (lixo e esgoto), é crescimento na emissão de gases nos próximos anos.

As projeções baseadas em dados do ano passado apontavam 1,7 Gt em 2020, sendo que a meta era não passar de 2 Gt. A gente refez essa trajetória, conforme o comportamento atual, e ficou em 2,2 gigatoneladas toneladas em 2020”, disse ele. O estado que mais contribui para a emissão de gases no ano passado foi o Pará, seguido por Mato Grosso, devido ao desmatamento e à atividade agropecuária. Descontados esses dois setores relacionados ao uso da terra, despontam como maiores emissores os estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.

Fonte: Robson Pires

Modesto Ferreira foi reeleito para presidir o CREA RN

Rio Grande do Norte


O atual presidente do CREA RN, engenheiro Modesto Ferreira, foi reeleito para comandar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de 2015 a 2017. Ele obteve 1058 votos contra 588 do candidato de oposição, engenheiro Jairton Gosson.

Fonte: Robson Pires


Ex-ministro Márcio Thomaz Bastos morre aos 79 anos em São Paulo

Brasil


Do UOL – O ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos morreu aos 79 anos na manhã desta quinta. A informação foi confirmada pela família. Ele estava internado há alguns dias no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento de problemas no pulmão. Desde o mês passado, o ex-ministro apresentava tosse e um pouco de fraqueza. Na semana passada, ele fez uma viagem de trabalho aos Estados Unidos e na volta apresentou um quadro de embolia, que chegou a afetar seu coração.

Thomaz Bastos é considerado um dos principais advogados criminalistas do país. Foi presidente da OAB-SP entre 1983 e 1985 e do Conselho Federal da OAB (1987 a 1989) antes de virar ministro da Justiça (2003 a 2007) no governo Lula. No julgamento do mensalão, ele fez a defesa do ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado, condenado a uma pena de 14 anos e 4 meses de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Boa notícia na Zona Rural de Serra Negra foram registradas chuvas de até 90 milímetros

Serra Negra do Norte/RN


Boas chuvas registradas na Zona Rural de Serra Negra do Norte nas últimas 24 horas. A maior delas foi de 90 milímetros no Sítio Rancho de Pedregulho. Chuva considerável também nos sítios Barra do Caimbra e Barro Vermelho com índices pluviométricos de 78 milímetros. Em outras comunidades, como Sítio Entre Serras choveu 32 mm e Alecrim 10 mm. Em Currais Novos também foram registradas chuvas na noite de ontem, de aproximadamente 30 milímetros, durante meia-hora o suficiente para alagar ruas como a Presidente Kennedy.

E a previsão da EMPARN para esta quarta-feira (19) é que o Sistema Frontal continua presente sobre a Região Nordeste favorecendo a formação de áreas de instabilidades sobre as Regiões Oeste e Central do Estado, aonde predominará a condição de céu parcialmente nublado com ocorrência de pancadas de chuvas isoladas. Para o Litoral e Agreste o céu será claro com nuvens e pancadas de chuvas no início da manhã. Devido a diminuição do vento e aumento da umidade a temperatura terá um pequeno aumento sobre a Grande Natal. Foto: Blog do Jean Souza

Fonte: Marcos Dantas

Rogério Mariz ex-prefeito de Serra Negra do Norte quer disputar prefeitura de Caicó em 2016

Caicó/RN

Deu no blog do Marcos Dantas que surge mais um pré-candidato a prefeito de Caicó em 2016. Trata-se do ex-prefeito de Serra Negra do Norte por dois mandatos, Rogério Mariz. Atualmente filiado ao PSB, Rogério vem sendo estimulado por lideranças de vários segmentos para colocar seu nome a disposição do pleito caicoense.

Fontes garantiram ao Blog do Marcos Dantas que Rogério anda tão animado com a possibilidade, que nas próximas semanas estará transferindo seu titulo eleitoral para Caicó, cidade onde já atuou por vários anos como diretor da CAERN, e pretende fixar mais do que nunca seu domicilio eleitoral.

A fonte não soube informar se Rogério seria o projeto do PSB caicoense para a disputa pela prefeitura, ou se deixará a legenda se filiando a outra.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Morre um dos reis do Brega, Genival Santos

Brasil


O site Tribunal do Ceará confirma que o cantor Genival Santos faleceu no Hospital do Coração, em Fortaleza, por volta das 14h45 desta terça-feira (18). O astro da música popular brasileira já estava internado desde março deste ano em decorrência de complicações de um câncer, de acordo com a viúva Fátima Carvalho.

Ele estava sedado, só esperando Deus chamar. Ele já estava fazendo tratamento desde março. Pegou uma pneumonia, Depois uma trombose, que complicou”, disse a viúva de Genival. O velório será no cemitério Jardim Metropolitano e o enterro está previsto para às 15h da quarta-feira (19). Há dois dias o filho e também cantor Rodrigo Santos havia agradecido pelas redes sociais o carinho dos fãs e amigos. “Obrigado a todos que estão indo ao hospital ver meu pai. Esse Carinho de vocês me dá força, e que Jesus abençoe a vida de todos! Obrigado mesmo!”, publicou.

Genival Santos é paraibano da cidade de Campina Grande. Ainda criança foi para o Rio de Janeiro, onde conheceu o sucesso e viveu boa parte da sua vida. Há alguns anos mudou-se para Fortaleza. O cantor se tornou um marco na música romântica brasileira desde os anos 70. Com mais de 35 anos de carreira, ele ficou conhecido pelo grande público quando participou do extinto programa de TV Flávio Cavalcanti.

Entre as canções que marcaram os fãs estão “Meu Coração pede Paz“, “Se errar outra vez“, “Sendo Assim” e “Eu não sou brinquedo“. Despontou nas paradas na década de 1980 com “Eu lhe peguei no flagra”, que vendeu mais de 80 mil cópias logo em sua estreia. Hoje são mais de 28 discos gravados e mais de cinco milhões de cópias.

Fonte: Marcos Dantas

Prefeito de São Bento é cassado por abuso de poder econômico

São Bento/PB


O prefeito Gemilton Souza da Silva (PR) e o vice-prefeito John Lúcio da Silva (DEM) da cidade de São Bento tiveram os mandatos cassados pela juíza da 69ª Zona Eleitoral, Vanessa Moura Pereira, por abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social.

Também foi aplicada ao prefeito e vice a sanção de inelegibilidade por oito anos. Ficou determinada a realização de nova eleição no município. Até o pleito o presidente da Câmara Municipal, Ademar Pereira Diniz (PR), deve assumir interinamente o cargo.

A magistrada julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo concorrente derrotado nas eleições de 2012, Jullys Ramon. No processo, os gestores são acusados de utilizarem indevidamente e abusivamente os meios de comunicação social, mediante programa de rádio pago, para anunciar antecipadamente candidatura aos cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2012.

Gemilton Souza (PR) obteve 58,11% dos votos na eleição municipal de 2012. Já o segundo colocado ficou com 41,89% dos votos

Fonte: Paraibaconfidencial.com.br/ 

Vice-prefeito e Vereador Artur Noronha declaram oposição ao prefeito Emanuel Faustino

Serra de São Bento/RN

Destaque Blog O Serrano


Há menos de um mês para as eleições de presidente da câmara dos vereadores o vereador Artur Noronha declara em sua página da rede social que o mesmo não faz parte do grupo do atual prefeito Emanuel Faustino.

Cabe destacar que seu pai Vandervaldo Noronha é o atual vice prefeito de Emanuel Faustino, e que junto com Artur farão uma terceira força politica na serra, de qualquer forma não deixa de ser uma oposição.

Segundo o vereador Artur, ele está ao lado do povo que merece toda sua atenção. Já na ultima reunião dos vereadores Artur disse que vários requerimentos de sua autoria havia sido aprovado por unanimidade mas nenhum havia sido executado pelo prefeito.

O rompimento politico também foi noticia em diversos blogs do RN. Clique Aqui

Operação do MP do estado do RN desarticula esquema criminoso na prefeitura de Ceará-Mirim

Ceará-Mirim/RN

Destaque da Tribuna do Norte:


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou, no início da manhã desta terça-feira (18), uma operação para desarticular uma suposta estrutura criminosa permanente instalada na administração pública do município de Ceará-Mirim, a 28 quilômetros de Natal. Batizada de Operação Baco, a ação está sendo executada através da Procuradoria-Geral de Justiça e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar.

Segundo a assessoria de imprensa do MPRN, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). As buscas estão sendo realizadas nas sedes das secretarias da prefeitura de Ceará-Mirim, residências de agentes públicos, servidores públicos e particulares.

De acordo com as primeiras informações, os investigados se associavam para cometer diversos crimes contra a administração pública, beneficiando-se com o desvio de dinheiro público através de esquema criminoso por meio de fraudes à licitação, uso de “laranjas” e contratos fraudulentos simulando o fornecimento de bens ou prestação de serviços.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Estado do RN terá de implementar carga horária fixada para professor

Rio Grande do Norte

O Estado deverá implementar a carga horária fixada na Lei nº 11.738/2008 para os profissionais do magistério da rede estadual de ensino. É o que recomenda o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) à governadora do Estado e à secretária estadual de Educação, Rosalba Ciarlini e Betânia Leite Ramalho.

A composição da carga horária fixada na lei mencionada para os professores de ensino fundamental, médio e técnico, tem que ser baseada na hora relógio, com a finalidade de que os professores cumpram 2/3 da carga horária em sala de aula, e 1/3 em atividades de não interação com o educando.

Para os professores que possuem jornada de trabalho semanal de 30 horas, considerando a hora-aula de 50 minutos, a carga horária deverá ser assim dividida: 20h para atividades de interação e 10h de atividades extraclasse. Para os profissionais com carga horária de 40 horas por semana, a divisão deve ser de 26,66 horas para atividades de interação com alunos e de 13,33 de atividades extraclasse.

Para as situações onde a jornada de trabalho semanal seja distinta de 30h e 40h, bem como se a hora-aula, por qualquer razão, for diferente de 50 minutos, os cálculos devem ser feitos, observando sempre o mesmo raciocínio aplicado a esses dois tipos de carga horária específicos.

A recomendação é um desdobramento dos autos do procedimento preparatório nº 06.2014.00006161-9 (PP nº 041/2014), instaurado no âmbito da 78ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, foi assinada em conjunto pelos promotores de justiça de Natal (78ª, 61ª, 46ª), de Mossoró (4ª), São Gonçalo do Amarante (3ª), Parnamirim (4ª) e Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Cidadania (Caop-Cidadania).

Declarações tomadas durante investigações pertinentes ao procedimento, conduzida pela 78ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, indicam que "das 30 horas do contrato de trabalho do professor, 1/3 é de hora-atividade, as outras 20 horas são de trabalhos efetivos em sala de aula, traduzindo: transformando a hora relógio em minutos teríamos, portanto, 1.200 minutos de trabalho efetivo em sala de aula. Como a hora-aula é de 50 minutos, ao dividirmos 1.200 por 50 encontraremos um total de 24 horas-aula. Hoje a compreensão é de que a hora-aula é igual a hora relógio, o que levaria à necessidade de presença do professor em sala a exatas 20 horas”.

Assim, na recomendação, o MPRN adverte que a duração da hora-aula das disciplinas é da competência do projeto pedagógico do estabelecimento e, desse modo, não se pode considerar uma hora-aula que é de 40 ou 50 minutos, igual a uma hora relógio que é de 60 minutos. Tal ato fere o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação quando estabelece a carga horária mínima estabelecida para o ensino fundamental, médio e superior.

Fonte: Paulinho Filho 

Natal/RN: Notas da Durval Paiva

Natal/RN

IX FÓRUM - INSCRIÇÕES ABERTAS

Dentro da programação do Novembro Dourado vai acontecer na próxima quarta, 19/11, o IX Fórum do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil no auditório da Casa Durval Paiva, das 9 às 17h, direcionado a profissionais e estudantes da saúde, bem como, demais interessados.

As inscrições podem ser feitas pela internet http://ow.ly/DSQb9, mediante doação de uma lata de leite em pó. A mobilização acontece graças a ação integrada da Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Liga Norte Riograndense contra o câncer e Hospital Infantil Varela Santiago.

AMIGO DE OURO

Seja você também um Amigo de Ouro e resplandeça para todos os seus amigos que é possível acreditar na cura do câncer infantojuvenil. Adesive na sua foto de perfil o laço dourado, é simples e rápido! https://pt-br.facebook.com/casadurvalpaiva

SENSIBILIZAÇÃO NAS REDES

A Casa Durval Paiva prepara um Videotape de Sensibilização da Campanha Novembro Dourado que será veiculado nas redes sociais. A idealização é de Fernando Paiva, precursor da história da Casa.

DOAÇÃO DO MÊS

A Casa Durval Paiva está precisando de doações de presentes para os adolescentes da instituição que serão entregues na Festa de Natal, no dia 03/12. Abrace esta causa solidária e faça o Natal dos adolescentes mais feliz.

O AMOR É LINDO

Os casais apaixonados já podem adquirir o Guia Noivas Brasil 2015 nas lojas Saraiva (Natal Shopping, Midway Mall e Partage Shopping Mossoró). Toda a renda do Guia será revertida para as crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva.

JULIA ARRUDA NA CASA

A vereadora Júlia Arruda tem apoiado à Campanha Novembro Dourado, através da Frente Parlamentar. Ela esteve recentemente na Casa Durval Paiva e ficou encantada com as ações e serviços da Instituição.

Fonte:  Sandra Cerqueira, Assessora de Imprensa

O poder de arriscar da senadora Fátima Bezerra nos próximos 8 anos

Rio Grande do Norte  

Destaque no blog da Thaisa Galvão 

Toda eleição é assim. 

Nem bem são revelados os resultados das urnas, já se começa a discutir a próxima.

Dessa vez, no Rio Grande do Norte, não há como não se discutir as próximas.

De 2016, de 2018, de 2020.

Tudo por causa da eleição da deputada Fátima Bezerra (PT) para um mandato de 8 anos no Senado, com margem para ela tentar, arriscar, correr atrás…e não correr riscos.

Fátima é a bola da vez na política potiguar.

É a aliada número 1 do Planalto e só perderá o posto para o próprio Planalto, se as denúncias que envolvem a Petrobras e já acenaram com o surgimento do nome da presidente, explodirem de vez.

Se isso não acontecer, a nova senadora potiguar seguirá em céu de brigadeiro por anos a fio.

Para 2016, o nome da nova senadora para a Prefeitura de Natal será o do deputado Fernando Mineiro (PT). Também tentará ampliar o número ainda irrisório de prefeitos no interior do Estado.

Contará com o apoio do governador Robinson para derrotar o atual prefeito Carlos Eduardo Alves, e quem dele se aproximar.

Para 2018, o nome é o dela e ponto final.

Não adianta dizer que Fátima não vai disputar com o seu hoje aliado governador eleito Robinson Faria porque aí vem a pergunta: por causa de quê ela deixaria a chance única passar?

Por causa de uma aliança formada 4 anos atrás? Não, né?

Mas no meio disso ainda tem a reforma política, que poderá tirar do cenário o instituto da reeleição.

Mas isso ainda é um sonho da população que o Congresso Nacional não terá o menor interesse em realizar.

Com essa porta enorme aberta para Fátima – se a Petrobras não jogar óleo em suas pretensões – a relação do PT com o PSD começará a fazer água logo depois do pleito de 2016…

"Um casamento de conveniência". Foi assim que definiu, para o Blog, um petista comentando sobre a aliança do governador eleito com a senadora eleita.

E ele está certo.

Os projetos do PT nunca foram os do PSD e os do PSD nunca foram os do PT até que 2014 chegou e as conveniências quiseram que assim fosse.

Deu certo, mas não significa que será eterno.

E Fátima, que não terá pela frente um Executivo problemático, seguirá em céu de brigadeiro em busca de seus sonhos.

Mas, e se 2018 não for a maravilha que ela sonha? Se não se eleger governadora?

Fátima volta para o Senado para mais 4 anos.

Com 2020 no meio, onde ela poderá disputar a Prefeitura de Natal, independente do prefeito da ocasião ser o deputado Fernando Mineiro ou não.

Caso não se eleja de novo, tem mais 2 anos de Senado.

Portanto, Fátima terá 8 anos de crédito, podendo, até lá, perder 3 vezes. E sair no lucro.

O céu de brigadeiro de Fátima, como já mostrou o Blog várias vezes, será a pedra no sapato de muita gente.

Do PMDB…nem se fala.

Vaticano oficializa excomunhão de padre que defende gays

Internacional 

A excomunhão do padre Roberto Francisco Daniel, conhecido como padre Beto, de 49 anos, foi oficializada neste fim de semana pela Diocese de Bauru, no interior de São Paulo. Nos últimos anos o religioso declarou em entrevistas apoio a homossexuais e criticou dogmas da igreja.

Segundo O Globo, a decisão do Vaticano de expulsá-lo foi tornada pública em texto registrado no site da Diocese, com a assinatura do padre Tiago Wenceslau, juiz instrutor para “matérias reservadas”, forma como a congregação se refere aos temas polêmicos envolvendo a Igreja Católica. A publicação foi autorizada pelo bispo de Bauru, Dom Caetano Ferrari.

A causa da excomunhão não foi uma punição irrogada pelo Bispo ou pelo Papa, mas em virtude dos seus atos cismáticos (divagação, devaneio) e heréticos (ação que desrespeita a religião) que, pela prática dos mesmos, o sacerdote foi atingido – automaticamente – pela censura de excomunhão”, escreveu o padre Tiago Wenceslau em seu despacho.

Fonte: Robson Pires 

Sem água, animais continuam morrendo na região do Seridó

Rio Grande do Norte

Situação dos seridoenses com o agravamento da seca e a falta de chuvas piora a cada dia. Com seus principais reservatórios quase vazios, e sem perspectivas de um bom inverno, o homem do campo continua perdendo seu gado, aliás, do pouco que conseguiu manter das recentes estiagens. As fotos registradas pelas lentes do Blog do Marcos Dantas retratam a situação difícil da Zona Rural de Jardim do Seridó.




Fonte: Marcos Dantas

Supremo Tribunal Federal manda cortar salários acima do teto

Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu cortar, no início de outubro, salários de servidores públicos que recebem acima do teto constitucional, hoje fixado em R$ 29.462. Embora já seja proibido receber mais do que o teto desde 2003, quem recebia vencimentos superiores obteve na Justiça decisões para garantir a remuneração integral dos salários. Com a decisão do STF, as decisões podem cair.

Segundo os ministros, a regra deve ter eficácia imediata e repercussão geral, ou seja, terá de ser aplicada em todos os processos em andamento. O caso foi parar no Supremo por causa de um recurso do governo de Goiás. O Estado questionava um acórdão do Tribunal de Justiça que impedia o corte de vencimentos de aposentados e pensionistas militares que recebiam acima do teto.


sábado, 15 de novembro de 2014

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN ,José Vieira presidirá conselho do SEBRAE

Rio Grande do Norte


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), José Vieira, será confirmado nesta terça-feira (18) como o novo presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE RN. Ele terá o mandato no quadriênio 2015/2018 em substituição ao empresário Silvio Bezerra.

Na ocasião, também haverá a eleição do Conselho Fiscal (titulares e suplentes) e eleição do diretor superintendente, diretor técnico e de operações que comporão a diretoria executiva do SEBRAE RN para o mesmo período. Entidades representativas do agronegócio potiguar enviaram um manifesto ao presidente do conselho deliberativo do SEBRAE RN, Silvio Bezerra, cumprimentando pela indicação de José Vieira.

UFRN realiza concurso público com vagas para Caicó, Currais Novos e Santa Cruz

Rio Grande do Norte

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou a abertura do Concurso Público regido pelo edital nº 13/2014, que provê o preenchimento de 26 vagas nos cargos de Professor Auxiliar e Adjunto, considerando a reserva para pessoas com necessidades especiais. Os docentes serão responsáveis pelas áreas de Microbiologia (1); Farmacologia (1); Educação na Comunidade (2); Medicina (1) ; Medicina de Família e Comunidade (6); Ginecologia e Obstetrícia (2); Psiquiatria (2); Infectologia (1); Anestesiologia (1); Patologia (1); Imagenologia (1); Dermatologia (1); Ortopedia e Traumatologia (1); Cirurgia (2); Nutrição Social (1); Morfofisiologia (1) e Biologia das Doenças Tropicais (1

A remuneração devida aos aprovados varia entre R$ 1.966,67 e R$ 8.344,64, de acordo com a função exercida e jornada desempenhada, que pode ser de 20h, 40 horas semanais ou de Dedicação Exclusiva As oportunidades encontram-se abertas na Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz), e exigem formação de nível superior em graduação e/ou doutorado, conforme a vaga de interesse. Os profissionais interessados devem efetuar as inscrições de 17 de novembro de 2014 a 16 de dezembro de 2014, pelo site www.sigrh.ufrn.br, com o recolhimento da taxa no valor variável de 50,00 a R$ 220,00. Os inscritos serão submetidos à aplicação de Provas Escrita, Didática, de Defesa do Memorial e Projeto de Atuação Profissional, de Títulos e Produção Intelectual. O resultado final será válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte: Robson Pires

Mossoró/RN: Comunidade catolica Shalom realizará o II Festival Halleluya

Mossoró/RN


A cidade de Mossoró receberá pela segunda vez o Festival Halleluya, promoção da Comunidade Católica Shalom. Definido para os dias 21 e 22 de novembro, na Estação das Artes Eliseu Ventania, com entrada franca, o evento terá a participação de grandes nomes da música católica, entre eles a banda Rosa de Saron. O programa dos dois dias será aberto às 18h, com missa presidida pelo bispo diocesano dom Mariano Manzana.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Caicó/RN: Diocese realizará o Dia Nacional da Juventude domingo (16)

Caicó/RN


A Diocese de Caicó e o Setor Juventude realizará no domingo, 16 de novembro, o DNJ (Dia Nacional da Juventude). O evento acontecerá na cidade de Currais Novos/RN e terá como lema: “Feito para sermos Livres, não escravos!”. “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor”. (Jr 22,3ª)

O encontro terá uma programação com catequese, talk show, adoração eucarística, espetáculo teatral, testemunhos, missa de encerramento e arrastão com trio elétrico pelas ruas da cidade.

Fonte: Robson Pires

Prefeitura de Parnamirim fará concurso com vagas para a Educação

Parnamirim/RN

A Prefeitura de Parnamirim vai realizar concurso público para contratar 424 profissionais para a área da Educação. As vagas serão para as funções de professor, bibliotecário, agente administrativo e intérprete e instrutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O extrato do contrato com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para execução do certame foi publicado na edição da última quinta-feira (13) do Diário Oficial do Município (DOM).

As vagas para professores serão assim distribuídas: 71 para Educação Infantil, 173 para Educação Fundamental, 8 para Língua Portuguesa, 7 para Matemática, 2 para Ciências, 6 para História, 3 para Geografia, 29 para Artes, 6 para Ensino Religioso, 40 para Educação Física 40, 4 para Inglês e 52 para Laboratório de Informática.


São Vicente/RN: Em crise, prefeitura anuncia exoneração de cargos comissionados

São Vicente/RN


Deu no blog do Marcos Dantas que em crise financeira, a Prefeitura de São Vicente anunciou nesta sexta-feira (14) um pacote emergencial para economizar. Dentre as medidas, o prefeito Joci Lins assinou a exoneração de 27 cargos comissionados e alguns contratados.

Próximo mês, após o termino do ano letivo, serão rescindindo contratos existentes na Secretaria de Educação. O prefeito afirma que as medidas de contenção de gastos se fazem necessárias para que se possa manter regularmente em dia a folha de pagamento dos servidores públicos, além das obrigações com fornecedores.

Natal/RN: Policia Civil fecha Bingo em Ponta Negra

Natal/RN


Os policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor (DECON) fecharam, nesta quinta-feira (13), um estabelecimento que funcionava como Bingo, no bairro de Ponta Negra. A Polícia Civil apreendeu no local 28 máquinas e R$ 5.300.

Os equipamentos de jogos de azar que estavam funcionando em uma Centro Comercial, localizado na Avenida Praia de Ponta Negra, serão periciados e depois destruídos. Três jogadores e a responsável pelo Bingo foram encaminhados para à DECON e responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Fonte: Marcos Dantas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Prefeitura de Mossoró contrata empresa com diretor denunciado por fraudes pelo MP

Mossoró/RN


O Portal No Ar trouxe ontem uma matéria que aponta que o Serviço de Assistência Médica e Ambulatorial Ltda. (Sama), contratado para fornecer médicos para trabalhar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros Santo Antônio e São Manoel, tem um de seus diretores envolvidos em denúncias de fraudes.

Criado em 2011, o Sama foi contratado este ano pela Prefeitura de Mossoró sem concorrência na licitação. A empresa foi contratada por R$ 7.352.640,00.

Aparecem como sócios da empresa Habraão Diógenes Bessa Peixoto e Francisco Narcisio Bessa Júnior. Os dois chegaram a ser apontados como parentes do prefeito, mas a assessoria de comunicação negou ao Portal No Ar que isso seja verdade. Conforme a reportagem, Habraão Diógenes ainda é diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com salário superior a R$ 18 mil.

Em 2012, a empresa ganhou novos sócios, entre eles José Edson da Silva, primo do prefeito, que deixou a parceria e atualmente dirige o Hospital São Camilo de Lélis, arrendado ao município. O outro é Francisco Diego Costa Dantas, que, segundo a reportagem, tem o nome envolvido em fraudes. É justamente ele quem detém a maior parte do capital da empresa no momento.

Segundo a reportagem, em 2004 Diego Dantas chegou a responder a um processo (que prescreveu) por tentar fraudar um vestibular em Teresina (PI). Ele estaria fazendo parte de um grupo que tinha os gabaritos das provas em telefones celulares.

Já em 2012, ele foi acusado pelo Ministério Público Federal de fraudar licitações na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal. O médico integrava a comissão de uma licitação que começou e terminou em menos de um mês levantando suspeitas. O processo se encontra em grau de recurso, segundo a reportagem.

Diego ainda foi diretor do Hospital da Mulher nos tempos em que a Associação Marca administrava o serviço. A reportagem cita a presença de Diego no relatório da Secretaria Estadual de Saúde que apontou as irregularidades. "O médico Francisco Diego Costa Dantas tem a obrigação de atuar 40 horas semanais como diretor médico do Hospital da Mulher. Em um período na vigência do contrato da Marca, Diego acumulou o cargo de diretor técnico do Hospital Regional Tarcísio Maia. Depois de deixar o cargo de direção no HRTM, consta no sistema do Ministério da Saúde que Diego trabalha 5 horas semanais ainda no HRTM, além de 40 horas em plantões. Como consegue? Como pode?", questiona o relatório.

Fonte: Jornal O Mossoroense 

Nova Enquete: Qual sua avaliação do Governo Emanuel Faustino?

Serra de São Bento/RN


Como sempre faz a cada ano, o Blog do Erinilson Cunha quer saber sua avaliação sobre o Governo municipal.

A nova enquete do Blog pergunta a avaliação do Governo Emanuel Faustino. São quatro opções (Péssimo, Regular, Bom e Ótimo). A enquete será encerrada no próximo domingo (23).


Vereador Nicolau de Melo usa seu Facebook e diz "Eita prefeito Irresponsável"

Monte das Gameleiras/RN

O vereador Nicolau de Melo (PT) da cidade de Monte das Gameleiras/RN, chamou o prefeito Rodolfo dos Anjos de irresponsável.

Veja a denuncia no Facebook do vereador

Eita Prefeito IRRESPONSÁVEL esse!!!
Usando a Caçamba do PAC 2 para coletar lixo, se o Sr não sabe a mesma não pode ser usado pra essa finalidade! A empresa contratada é quem tem que disponibilizar uma Caçamba ou trator pra limpeza urbana, agora se a Prefeitura é quem tá fazendo a limpeza urbana, a mesma tem que usar o trator (desde que não atrapalhe as funções do mesmo) ou alugar outra máquina, como foi contratado o trator da Associação do Cercado Grande e depois cancelaram o contato! Será se o lixo hospitalar tá sendo transportado tbm por ela??



Ângela Paiva foi reconduzida ao cargo de reitora da UFRN

Rio Grande do Norte

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, foi reeleita ontem (11) para mais um mandato à frente da instituição. O seu concorrente pela chapa 1, Carlos Chesman, 19,26% dos votos. A vencedora teve a preferência de 80,74% dos estudantes, professores e servidores técnicos. A eleição aconteceu exclusiva pela internet.

Fonte: Robson Pires

Prefeito de Serra de São Bento quer vingar derrota “no lombo” dos funcionários

Serra de São Bento/RN

O que se comenta em Serra de São Bento é que o prefeito Emanuel Faustino ainda não acordou da esmagadora derrota que sofreu na eleição para o governo do Estado em seu município onde o seu candidato Robson Faria foi derrotado nos dois turnos pelo candidato a governador Henrique Alves.

Dizem que está procurando uma forma de se vingar. E como o pau quebra no lombo dos mais fracos ele está perseguindo, e ameaçando funcionários da prefeitura que não votaram em Robinson.

A prefeitura de Serra de São Bento, não está aceitando atestado medico dos funcionários, quem apresenta um, tem seus salários descontados.

Calma prefeito! Senão o bicho pega em 2016 quando você tentará a reeleição. 

INEP divulga gabarito oficial do Enem 2014

Brasil

Do UOL – O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou nesta quarta-feira (11) o gabarito oficial do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado no sábado (8) e domingo (9).
Fonte: Marcos Dantas

Jardim do Seridó/RN: Promotor apura superfaturamento por parte do prefeito em desapropriação

Jardim do Seridó/RN


O promotor de Justiça, Glaucio Pinto Garcia instaurou inquérito em Jardim do Seridó. O foco é apurar o suposto cometimento de ato de improbidade administrativa em razão de superfaturamento em processos de desapropriação de terras.

Quem aparece como investigado é o prefeito Jocimar Dantas e proprietários do Sítio Conceição de Cima. As informações estão no Inquérito Civil n° 06.2014.00007506-8. O Ministério Público Estadual solicitou a Prefeitura de Jardim do Seridó, cópia integral do processo de desapropriação, objeto do Decreto nº 1.031/2012. Foto: Divulgação.

Fonte: Marcos Dantas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Blogueiro é eleito diretor da escola Estadual Deputado Márcio Marinho

Serra de São Bento/RN

O blogueiro e professor Paulo Henrique foi eleito diretor da escola Estadual Deputado Márcio Marinho, a eleição ocorreu hoje terça-feira (11) para o biênio 2015/2016. O Candidato disputou contra o atual diretor da instituição João batista Soares e obteve mais de 80% dos votos validos.

O mesmo administrará a escola estadual nos próximos dois anos ao lado do vice-diretor professor Georgino Canuto que também já foi diretor da instituição.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Admissão e Vestição dos Novos Coroinhas

Serra de São Bento/RN

Deu no blog da Paroquia de São Bento Abade que ontem dia (9) de novembro na missa da Matriz na solenidade da Basílica de Latrão, houve a vestição de dez novos coroinhas. Metade deles irão atuar na Matriz de São Bento e os demais na comunidade de São Francisco no bairro Frei Damião. Parabéns a equipe que preparou. André, Kaique e Eduarda.




Quanto às prefeituras receberam do governo federal no mês de Outubro de 2014

Rio Grande do Norte

Serra de São Bento/RN recebeu o valor de R$ 734.937,67

Monte das Gameleiras/RN recebeu o valor de R$ 713.323,79

Passa e Fica/RN recebeu o valor de R$ 1.088.581,37

Nova Cruz/RN recebeu o valor de R$  2.511.114,45

São José do Campestre/RN recebeu o valor de R$ 1.179.946,50

Lagoa D'anta/RN recebeu o valor de R$ 810.533,62

Galinhos/RN recebeu o valor de R$ 1.061.172,30

Araruna/PB recebeu o valor de R$ 1.873.012,45

Fonte: Banco do Brasil

Deputada Fátima Bezerra é homenageada por alunos e servidores do IFRN

São Paulo do Potengi/RN


Durante a programação alusiva ao aniversário de um ano de funcionamento da unidade do IFRN em São Paulo do Potengi, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) foi homenageada devido a sua luta e empenho em prol da expansão dos institutos federais no RN. Emocionada, Fátima Bezerra relembrou as dificuldades enfrentadas na sua adolescência para estudar ressaltando o papel fundamental dos governos Lula e Dilma na democratização do acesso a escola técnica e ensino superior.

Fico muito emocionada de ver um jovem tento oportunidade de estudar em uma escola técnica e de qualidade como é o IFRN sem precisar ir até Natal, pois graças ao governo do PT avançamos de duas para 21 unidades do instituto, abrangendo todas as regiões do RN”, ressaltou. “Há um ano nós estávamos aqui, neste chão, plantando as primeiras sementes. Hoje comemoramos o aniversário de um ano da maior conquista para a região do Potengi que é essa bela unidade do IFRN. Daqui sairão rapazes e moças preparados e qualificados para preencherem as melhores vagas de emprego. Valeu o sonho, valeu à luta”, completou Fátima.

Quanto gastou cada deputado federal para se eleger no RN. Confira

Rio Grande do Norte

Rafael Motta: R$ 3,82 milhões

Walter Alves: R$ 2,537 milhões

Felipe Maia: R$ 1,972 milhões

Fábio Faria: R$ 1,58 milhão

Rogério Marinho: R$ 835,6 mil

Zenaide Maia: R$ 770,3 mil

Betinho Rosado Segundo: R$ 734,6 mil

Antonio Jácome: R$ 708,9 mil

Fonte: Robson Pires

Quanto gastou cada deputado estadual no RN para se eleger. Confira

Rio Grande do Norte

Kelps Lima: R$ 785,2 mil

Ezequiel Ferreira: R$ 782,5 mil

José Adécio: R$ 749,2 mil

Márcia Maia: R$ 730,1 mil

Álvaro Dias: R$ 700 mil

Hermano Morais: R$ 692,8 mil

George Soares: R$ 659,6 mil

Gustavo Fernandes: R$ 575 mil

Getúlio Rego: R$ 552,5 mil

Albert Dickson: R$ 477,8 mil

Agnelo Alves: R$ 422,2 mil

Nelter Queiroz: R$ 466,8 mil

Gustavo Carvalho: R$ 404,5 mil

Ricardo Motta: R$ 394 mil

José Dias: R$ 392,5 mil

Galeno Torquato: R$ 385 mil

Tomba: R$ 344,8 mil

Raimundo Fernandes: R$ 333,3 mil

Jacó Jácome: R$ 303,1 mil

Manoel Souza: R$ 257,3 mil

Fernando Mineiro: R$ 227 mil

Cristiane Dantas: R$ 176,5 mil

Dison Lisboa: R$ 252,7 mil

Carlos Augusto Maia: R$ 90,7 mil

Fonte: Robson Pires

Com aumento, primeira parcela do FPM é deposita nesta segunda-feira nas contas das prefeituras

Brasil

Nesta segunda-feira (10) será creditada a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse 1.º decêndio soma R$ 4,328 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o o valor ficou em R$ 4,285 bilhões – valores brutos. Em termos reais esse primeiro repasse registrou um aumento de 1% em relação a repasse do mesmo período do ano passado.

Essa primeira parcela de novembro está maior em 49%, se comparado com o 1. º decêndio de outubro de 2014. Porém, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra os gestores municipais que tenham prudência. A última projeção da Receita Federal, feita no começo do mês passado para o repasse total do mês de novembro, é de aumento de 55% em relação ao mês de outubro.

Fonte: Marcos Dantas

domingo, 9 de novembro de 2014

Um desses dois será o próximo prefeito de Monte das Gameleiras

Monte das Gameleiras/RN

Falta muito para as próximas eleições municipais, previstas para acontecer em outubro de 2016, mas, nos bastidores da política local outra coisa não é questionada a não ser: quem são os potenciais candidatos da oposição a prefeito de cidade Monte das Gameleiras. 

O Blog conversou com algumas pessoas ligadas a política municipal e listou os possíveis candidatos que disputarão o Poder Executivo Municipal pela oposição ao atual prefeito Rodolfo dos Anjos.

Pode ser o ex-vereador Demar Ferreira ou o empresário Policinha (o anão como é conhecido na cidade). Uma possível união dos dois, é praticamente certa a vitória pela prefeitura da cidade.

Foto: Erinilson Cunha

Registro fotográfico do aniversario do amigo Janderson

Monte das Gameleiras/RN

Foi comemorado no ultimo dia (14) o aniversário do amigo Janderson na cidade de Monte das Gameleiras, a festa aconteceu na residência da nossa amiga Neuma Costa, e contou com a presença de políticos e amigos da família. 

Nesse mesmo dia a cidade de Monte das Gameleiras celebrou o seu aniversário de 51 anos de emancipação política.

Fotos: Erinilson Cunha