terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Poeta potiguar homenageia Menestrel das Alagoas

Serra de São Bento/RN

Marciano Medeiros, Janice Vilela e Teotonio Filho

Marciano Medeiros esteve em Maceió no dia 29 de novembro, para participar da inauguração da biblioteca Teotônio Vilela, organizada por Janice Vilela, com objetivo de preservar a memória do saudoso menestrel alagoano. O governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, compareceu ao referido evento com os demais irmãos.

Na solenidade, a coordenadora da Fundação Teotônio Vilela, Janice Vilela, ressaltou a história do velho parlamentar na defesa da paz, destacou sua busca pela real democracia e fez referência aos atos do senador na sua trajetória política. “Aqui vamos ler como Teotônio e saber sobre Teotônio. Nessas estantes de Teotônio está sua trajetória de luta; o senador da coragem cívica, da Anistia e das Diretas Já. É a história de um homem que tinha o sonho de construir um Estado e uma Nação de iguais. Foi com esses livros que ele amadureceu e absorveu conhecimentos”, disse Janice.

Em seguida o governador Teotônio Vilela Filho lembrou que a reconstituição da biblioteca do velho Teotônio representa a permanência da história do povo alagoano e da sua luta por um Estado melhor. “Aqui era o lugar sagrado de Teotônio. Era aqui que aconteciam as coisas mais importantes da sua vida, era o lugar mais nobre da casa. Quando Teotônio lia um livro desses, ele absorvia o conhecimento, ele discutia com o autor e partir dali nascia os sonhos, os pensamentos, as convicções, os ideais que o tornou corajoso”, disse.

O evento também foi marcado pelo lançamento da Literatura de Cordel: Teotônio Vilela, um Andarilho da História, novo trabalho escrito pelo cordelista Marciano Batista de Medeiros. O autor foi convidado a declamar algumas estrofes, sendo parabenizado por muitos convidados, inclusive Elias Neto, o filho mais jovem do Menestrel. “Sou de uma cidade pequena do Rio Grande do Norte, mas sempre acompanhei a história do velho Teotônio. Tem dois anos que trabalho nessa idéia porque sou admirador da bravura e da paixão que ele tinha pela democracia”, disse o vate potiguar.

Questionado sobre as dificuldades para divulgar os folhetos, Marciano ressaltou o valor da Casa do Cordel, dirigida pelo poeta Abaeté e que fica na Rua Vigário Bartolomeu, próximo da prefeitura de Natal. “Ali temos uma variedade de títulos, os versos clássicos e de novos autores”, enfatizou Marciano. Seu mais recente trabalho se chama Cinqüenta Anos de Vida, Quarenta de Poesia, trata-se de uma homenagem a Erivaldo Leite de Lima, o cordelista Abaeté. Este novo folheto está em fase de impressão.

O autor

Marciano Batista de Medeiros nasceu em Santo Antônio/RN, em 18 de setembro de 1973. Ele é filho de João Batista de Medeiros e Francisca Viana Salustino Medeiros. Marciano publicou vários folhetos de cordel e inúmeros perfis biográficos de ilustres personalidades que fazem parte da história do Rio Grande do Norte. Declara ser admirador da obra deixada pelo maior cordelista de todos os tempos, o poeta Leandro Gomes de Barros. Agora marciano produziu sua homenagem ao Menestrel das Alagoas, Teotônio Vilela, a quem chama de Andarilho da História. O poeta reside em Serra de São Bento/RN, cidade onde está presente toda sua origem familiar.

9 comentários:

  1. Parabéns Marciano pelo seu trabalho, parabéns blogueiro por estar sempre destacando o melhor da nossa terra e de nossa gente.

    ResponderExcluir
  2. É hora dos poderes públicos valorizar nossa cultura, não importar a cultura de campestre. Falta apoio concreto ao nosso povo. O prefeito até inicia um apoio, mas quando sabe que as pessoas descorda com algumas atitudes suas ele pune e ainda joga na cara que ajudou, sem lembrar que é sua obrigação

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Marciano, vc bem que merecia ser homenageado por nossa câmara municipal. Mas ai é querer de mais, como esperar de um presidente analfabeto esse reconhecimento? Como esperar de vereadores que não tem um projeto de cultura apresentado na câmara que reconheçam seu trabalho? Realmente precisamos renovar 99,9% esse poder legislativo de Serra de São Bento. Precisamos ter representantes da cultura, da educação, da saúde, do turismo e meio ambiente, da agricultura familiar, do esporte e lazer, de ações sociais.....
    João

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Marciano, vc bem que merecia ser homenageado por nossa câmara municipal. Mas ai é querer de mais, como esperar de um presidente analfabeto esse reconhecimento? Como esperar de vereadores que não tem um projeto de cultura apresentado na câmara que reconheçam seu trabalho? Realmente precisamos renovar 99,9% esse poder legislativo de Serra de São Bento. Precisamos ter representantes da cultura, da educação, da saúde, do turismo e meio ambiente, da agricultura familiar, do esporte e lazer, de ações sociais.....
    João

    ResponderExcluir
  5. MARCIANO MERECE HOMENAGEM DE QUEM ? ELE QUE NÃO PERDE A OPORTUNIDADE DE FALAR MAL DE TUDO QUE HÁ NESTA CIDADE. QUANTO A VOCÊ NAO DEVES CHAMAR O PRESIDENTE DA CÂMARA DE ANALFABETO, REVEJA O CONCEITO DESSA PALAVRA. QUEM SE JULGA INTELECTUAL, DONO DO CONHECIMENTO É UMA PESSOA POUCO SÁBIA, COMPARE OS VALORES, AS AÇÔES DAS PESSOAS EM QUESTÃO E TIRE SUAS CONCLUSÕES.EDUCAÇÃO É A BASE DE TUDO!

    ResponderExcluir
  6. concordo que a Educação é a base de tudo e que as ações valem mais que mil palavras, mas que para assumir a responsabilidade do executivo ou legislativo é fundamental ser alfabetizado é fato!boa vontade não faz lei não efetiva lei.....o executivo e legislativo que não tenha conhecimento ou seja alfabetizado dificilmente libertará o povo da ignorancia!

    Sandra Melo

    ResponderExcluir
  7. O dono deste blog, Esta de Parabéns pela Classificação, os blogueiros são mais educados q outros q entro. as vezes é preciso postar algum desabafo q sentimos, mais nen tudo é digno de entrar no blog.esse anonimo acima deve ter vontade de ser político, e não assume ou então tem medo de perder,porq cada veriador q esta na camara é porq teveram competência de chegar lá. abço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Nunca pedi homenagem, porém agradeço a lembrança de quem falou que mereço. Quanto ser invisivel que fez cometário anônimo, digo que nunca falei mal de São Bento e que sempre achei nossa cidade uma página do gênesis na manhã lirica da criação divina. O que faço é combater algumas serpentes da politica local, que desejam engolir vitimas frageis e ainda se passando por inteligentes. Faço como Teotônio Vilela: Não se pode admirar o veneno de uma cobra. Amo minha cidade, não confundam certas personalidades de comportamento repulsivo com Serra de São Bento. Desafio o comentador anonimo a deixar de ser covarde e fazer como eu faço quando preciso, proclamar o que acredito em auto e bom som, de cima dos telhados e não escondido, como se fosse um vulgar rato...

    ResponderExcluir
  9. adorei seu comentário amigo marciano,parabéns!!
    por isso que te admiro tanto!!!!!
    voce meresse todo sucesso do mundo e critique mesmo doa a quem doer...

    ResponderExcluir